Como é que a energia solar pode beneficiar grandes marcas e empresas

Em: 28/02/2019 às 12:43h por

A energia solar é a fonte de energia renovável que cresce com maior velocidade no mundo. Em 2017, a ONU informou que o planeta investiu mais em energia solar do que em carvão, gás natural e energia nuclear juntos.

Empresas como a IKEA, Amazon e Apple já adotaram a energia solar, tal como universidades e instituições governamentais no mundo inteiro. Esta onda de energia solar pode ser vista a um nível granular, ao ponto de proprietários individuais terem a facilidade de montar os seus próprios painéis solares.

Então, o que está a levar este crescimento da energia solar no mercado global e o que é que uma empresa tem a ganhar ao fazer esta mudança?

Benefícios financeiros da energia solar
Existem várias razões para adoptar a energia solar, e, embora os benefícios ambientais sejam considerados os mais importantes, o que torna uma decisão final é influenciada pelos (e provavelmente atrairão mais stakeholders) benefícios financeiros. Felizmente, a energia solar oferece um leque de benefícios financeiros.

O mais óbvio de todos é a redução, e potencialmente eliminação, dos custos de eletricidade. Os custos dos serviços públicos são uma grande despesa para todo o tipo de empresas e os preços podem ser voláteis e facilmente inflacionados com o passar do tempo. Por isso, a energia solar terá um enorme impacto no total custo de operações.

Incentivos fiscais do governo também apoiam a ideia de que a energia solar é um investimento sólido. Embora os custos iniciais possam parecer abismais no papel, os painéis solares resultam numa significante poupança a longo prazo.

Benefícios ambientais da energia solar
Estamos no meio de uma revolução ambiental, muito necessitada de facto. O consumo chegou ao maior pico de todos os tempos e os recursos do planeta estão a esgotar-se. A uma escala global, existem iniciativas, tais como o Acordo de Paris, que lutam para salvar o ambiente desde 2015. No entanto, negócios individuais têm aqui a oportunidade de ter um grande e verdadeiro impacto.

Em comparação com o carvão e o gás natural, dois dos maiores contribuintes para a poluição e aquecimento global, a energia solar é renovável, abundante e não contribui para as emissões de gases com efeito de estufa.

Benefícios de Relações Públicas da Energia Solar
Se bem que possa parecer vaidoso, a reputação afeta todas as decisões no mundo dos negócios. Felizmente, a energia solar é uma decisão de relações públicas inteligente.

O ativismo ambiental mostra aos clientes e compradores que não só nos preocupamos com o ambiente, mas também com os clientes. Além disso, mudanças ambientais demonstram os valores de uma empresa, e, ao instalarem-se painéis solares, é algo que potencialmente ajuda a atrair um novo conjunto de clientes. À medida que mais e mais pessoas tomam decisões de compra conscientes e éticas, estas também escolhem gastar o dinheiro em empresas que partilham a mesma paixão pela sustentabilidade.

Como é que o meu negócio se pode virar para a energia solar?
Há bastante equipamento envolvido no sistema de energia solar, incluindo os próprios dos painéis solares, cabos fotovoltaicos e um sistema de montagem, controladores de carga, baterias, inversores e todos outros componentes. Contudo, não se desmotivem pelo processo de instalação. Grandes empresas e pequenos negócios em todo o mundo já fizeram a mudança, por isso, o que é que vos impede de o fazer?

Mesmo que não vivam numa região que tenha sol o ano todo, a energia solar continua a ser uma solução prática. Desde que os painéis solares estejam expostos à luz do dia, o sistema de armazenamento solar fornece até 24 horas de eletricidade por dia.

Em primeiro lugar, peçam recomendações de empresas de energia solar e fornecedores de equipamentos para comparar preços: o tamanho da instalação proposta pode influenciar a escolha do fornecedor. Uma vez que tenham reduzido o número de escolhas, convidem um representante para analisar as vossas necessidades de energia atuais e futuras, o vosso “perfil de carga” (quanta energia usa e quando a usa) e possíveis desafios.

Depois de decidirem sobre a melhor localização para o painel solar, estes engenheiros projetarão o vosso sistema de painéis solares. A última etapa antes da instalação é obterem aprovação de qualquer órgão local, seja do governo ou da concessionária.

Na ausência de problemas ou atualizações necessárias, será aprovado e a construção poderá começar. Depois é só uma questão de esperar por um céu limpo.

Fonte: EcoBoomer