Itaipu chega a mais de 10 milhões de MWh em 2019

Em: 15/02/2019 às 12:11h por

A hidrelétrica de Itaipu superou no final de semana a produção de 10 milhões de MWh em 2019. A marca foi alcançada às 7h50 do último sábado (9), com apenas 40 dias de produção no ano.

Para se ter uma ideia, das 7.399 plantas de energia brasileiras, apenas cinco UHEs e uma termelétrica conseguiram gerar mais que 10 milhões de MWh durante todo o ano de 2018. São elas: Tucuruí (31 milhões MWh),  Belo  Monte  (18,4  milhões  MWh), Santo Antônio (17,5 milhões MWh), Jirau  (16,7 milhões MWh), Ilha Solteira (12,7 milhões MWh) e Angra 2 (10,7 milhões  MWh).  No mesmo  período, em 2018, a Itaipu gerou 96,5 milhões de MWh, a quarta maior marca da história da empresa.

O diretor técnico executivo de Itaipu, Mauro Corbellini, afirmou que o desempenho da usina neste começo de ano reforça a importância do empreendimento para o equilíbrio do Sistema Interligado Nacional (SIN). Somente em janeiro, o país registrou cinco recordes históricos de consumo horário, que representa o pico da demanda por energia em determinado momento.

Nessas condições, observou Corbellini, a capacidade de Itaipu em entregar potência, ou seja, gerar muita energia em um curto espaço de tempo, ajuda a manter a estabilidade entre o consumo e a produção nacional.

O forte calor neste início de 2019 e a utilização mais intensiva dos aparelhos de ar condicionado impulsionaram o consumo no período. Itaipu é responsável por aproximadamente 15% do abastecimento de energia no Brasil e 90% no Paraguai.

Fonte: Canal Energia