ONS: forte crescimento pode levar a revisão no planejamento energético

Em: 14/02/2019 às 07:31h por

De acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Eduardo Barata, um forte crescimento econômico deverá levar a uma revisão do planejamento do setor. Barata participou de evento nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.

Apesar do aviso, o diretor do ONS garantiu que isso não deverá ser problema e que a capacidade instalada poderá ser adequada a esse crescimento. Ele reforçou que o abastecimento aos consumidores está garantido, apesar das altas temperaturas que vem sendo registradas nesse verão, além da falta de chuvas. Em dezembro, em entrevista coletiva a jornalistas, ele já havia garantido a segurança do sistema. Na última reunião do CMSE, foi autorizado o despacho fora da ordem de mérito para térmica com Custo Variável Unitário em torno de R$ 588/ MWh.

Barata ressaltou ainda a pujança e a segurança do Sistema Interligado Nacional, lembrando os recentes recordes seguidos de carga que foram registrados em regiões do país no último mês.

Fonte: Canal Energia