CCEE indica aumento de 6,9% no consumo de energia em janeiro

Em: 22/01/2019 às 09:40h por

O consumo nacional de energia elétrica alcançou 65.195 MW médios nas duas primeiras semanas de janeiro, o que representa um crescimento de 6,9% na comparação com o mesmo período de 2018, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O Ambiente de Contratação Regulado (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, registrou aumento de 7,7% no consumo, índice que considera a migração de consumidores para o mercado livre (ACL) na análise. Caso esse movimento dos agentes não fosse levado em conta na análise, o consumo seria 8,8% maior, índice impactado pelas altas temperaturas registradas no começo de 2019.

Já no Ambiente de Contratação Livre (ACL), no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, o consumo cresceu 5,1%, isso quando a migração é considerada. Sem as novas cargas oriundas do ACR na análise, o consumo ainda apresentaria elevação de 2,3%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de bebidas (+8,4%), transporte (+8,2%), minerais não-metálicos (+7,1%) e de serviços (+5,6%) foram os segmentos com maior evolução no consumo, quando a migração não é considerada na análise. Por outro lado, os ramos de veículos (-6,4%), têxtil (-1,7%) e metalurgia e produtos de metal (-1,7%) apresentaram retração no consumo dentro do mesmo cenário sem migração.

A CCEE também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), em janeiro, equivalente a 163,7% de suas garantias físicas, ou 55.713 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 101,4%.

Fonte: Canal Energia