Fernando de Noronha ganha baterias para armazenamento de energia solar

Em: 13/12/2018 às 09:24h por

O arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha recebeu esta semana o segundo módulo de baterias do sistema inteligente de armazenamento da energia fotovoltaica produzida na ilha. Com o equipamento, será possível acumular o excedente produzido durante o dia e, à noite, devolver a energia à rede, abastecendo moradores e a rede hoteleira local. Todo o sistema é fruto de um investimento de mais de R$ 20 milhões.

A solução de armazenamento foi desenvolvida durante um ano pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Neoenergia, controlado pelo Grupo Iberdrola. Em todo o mundo, empresas do setor estão criando baterias de alta capacidade para tornar as produções solar e eólica mais estáveis. Como dependem da irradiação do sol e da força dos ventos, essas fontes renováveis têm grande variação ao longo do dia, gerando dependência de uma outra fonte mais firme (e nem sempre tão limpa) para assegurar o fornecimento.

Fonte: JC Online