Aneel: impacto em conta de mudança no ML é baixo

Em: 06/12/2018 às 08:12h por

A potencial redução do limite de acesso ao mercado livre de energia de 3 megawatts para 2 megawatts de demanda por parte dos consumidores de energia tem baixo impacto para os clientes que seguirem sendo atendidos pelas distribuidoras, segundo estudo realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que recomendou a mudança. O Ministério de Minas e Energia vai analisar a proposta e pode publicar em breve uma portaria com a alteração.

Conforme explicou o diretor geral da Aneel, André Pepitone, atualmente são atendidos pelo mercado regulado 1.197 consumidores que possuem essa demanda, somando carga de 874 MW médios. Pelos cálculos da agência, considerando um preço spot de energia (preço de Liquidação das diferenças) de R$ 200 por megawatt-hora e um déficit hidrológico de 15% (GSF de 85%), o custo anual, para a migração de cada 100 MW médios, seria de R$ 22 milhões, a ser repassado aos consumidores. Esse montante corresponde a um impacto de 0,01% nas contas de luz.

Fonte: Paranoá Energia